Hoje pertendo comunicar o que este cidadão do mundo, que nasceu a 12 de Fevereiro de 1933, em Maplpica do Tejo,Castelo Branco, na Provincia da Beira Baixa,Portugal, e que de desde Junho de 1999, no estatuto de reformado, vive no Pinhal Conde da Cunha, no Concelho do Seixal,Setubal, experimentou.
Filho de António Barata e de Candida da Costa Barata.
Em 1936 veio para o Ribatejo com seus familiares ,vivendo um breve tempo na Vedelha de Baixo, Alverca,Vila Franca de Xira, num espaço cedido pela Avó e Tia Ludovina/Policarpo.
Sua familia alugou uma perquena casa para uma grande familia, no sitio - Tojal, perto do antigo campo de futebal do Povoense , mas que cerca de 1938, uma enchente , tiveram que mudara para casa de outra tia, a Olivia, que residia na Rua da Republica, 75 e que depois mudaram para casa alugada na mesma rua, nº 86 R/c, tudo isto na Povoa de Santa Iria.
António Costa Barata, ficou orfão de sua mãe no ano de 1944 e de pai em 1951.
No ano de 1950, na feira do livro de Lisboa, cumpra um pequeno livro, e tratava-se de um Novo Testamento editado pela Sociedade Biblica de Portugal , e que alguem lhe disse para não ler tal livro, um livro perigoso, pois era dos Protestantes.
Dois anos depois, os protestantes da familia Assembleia de Deus Pentecostal, iniciaram cultos na Povoa de Santa Iria, e quando ACB ouviu isso, logo quis saber o que era os protestantes.
Foi no dia 26 de Abril de 1952, que na Povoa de Santa Iria, ele aceitou Jesus Cristo como unico e suficiente salvador.Passaram cinquenta e quatro anos desde então, mas continua a crer na verdade que abraçou.
No ano de 1953 mudou-se para Lisboa, onde trabalhava na Companhia Previdente, na Rua da Boa Vista,onde trabalho até Março de 1959, e no dia 1 de Abril de 1959, até Junho de 1999,foi um ministro do evangelho na Assembleia de Deus em Portugal.
Não era facil na altura ser não católico romano em Portugal.Foi o que foi e não que é.
Trabalhou na Covilhã, em Fundão, em Castelo, em Portalegre, em Portimão, em Évora, em Almada, como pastor evangélico, entre 1977 e 1991, foi professor no IBPortugal- Fanhões.
Dispensado voltou ao ministerio da palavra, em Mem Martins- Sintra, entre 1991 e 1999, Junho, quando se reformou, para sem inccargos para a Comunidade, continuar a estudar sobre a Religião em geral e sobre o Cristianismo em Particular.
Estuda e aceita convites para falar da cultura religiosa protestante em Portugal e dá sua colaboração na igreja local Assembleiana, onde vive.
Temas que o apaixona: Protestantes em Portugal, como as figuras que no passado deram seu contrbuto, a saber, João Ferreira Annes D'Almeida ( 1628-1691),Cavaleiro de Oliveira ( = Francisco Xavier de Oliveira ( 1702-1783), Damião de Gois e sua simpatia pelos ideais da Reforma ( 1502-1574), Eduardo Henriques Moreira ( 1886-1980) e outros temas.
Gosta de estudar os primordios do cristianismo na Iberia em particular na Lusitania.
António Costa Barata é casado e pai de sete filhos,avô de seis netos.
Planos para o futuro proximo, dar seu contributo para uma futura história do protestantismo em Portugal; um historial sobre as Assembleias der Deus em Portugal, etc.
Publicou umas centenas de artigos sobre temas diversos, publicou um opusculo em 1981 e agora, 2006, uma segunda edição melhorada .
Por hoje ficou por aqui.
30 junho 2006
Subscrever:
Mensagens (Atom)