04 outubro 2006

Notas soltas

Lendo as noticias sobre alguns lideres religiosos, entre eles, alguns que se dizem crisãos, é de ficar de boca aberta!

Sempre que a fé cristã se besei apenas na fé e na razão, sem apoio na revelação dos profetas, de Jesus Cristo e dos seus apóstolos, a qualidade da vivencia cristã decrsce muittissimo!

Não admira que no decorrer dos séculos, se manifestassem aqueles que foram tidos como fanáticos, fundamentalistas , etc. Sempre que o mau uso e abuso da razão entre no terreno na casuistica, os efeitos são sempre semelhantes: vidas libertinas e não vidas livres e responsáveis

Se é verdade que a sociedade secular não é um templo de santos, somente, menos verdade não é que os templos não acolhem só os santos, mas os que o desejam ser.

Que as religiões nã0 imponham o seu padrão de vida aos das sociedades, mas que nos templos não se deixe impor o padrão das sociedades aos fieis.

Pena foi , e pena é , que o padrão de Jesus Cristo não seja respeitado: A César o que é de César e a Deus o que é de Deus!

Uma palavra aos que acreditam na etica judaico-cristã: Que a vossa fé e a vossa razão sejam guiadas pela revelação exarada nas Santas Escrituras.

Para os outros religiosos: dignos de todo o respeito, que sejam fieis aos seus padrões.

Somos todos livres para examinar , temos o livre arbitrio e o servo arbitrio, não só para obedecer as leis sob as quais vivamos, como para viver de acordo com os ensinos que dizemos acreditar.

É verdade que cada um terá que dar contas de si mesmo a Deus, no seu interior, mas quando entramos livre e conscientemente numa comunidade, há que ser fiel aos seus principios. Necessitamos uns dos outros.

Quanto mais livres mais responsaveis !

Sem comentários: