Passram já cinquenta anos desde que Deus chamou para junto de Si, o grande pioneiro das Assembleias de Deus em Portugal, que foi o servo de Deus e dos homens, bem conhecido no Brasil e em Portugal, pelo nome JOSÉ DE MATOS, mas que os seus familiares após o seu falecimento, determinaram que o seu nome passaria a ser MANUEL JOSÉ DE MATOS CARAVELA.
Segundo a certidão de nascimento deste irmão em Jesus Cristo, o seu nome de baptismo era MANUEL JOSÉ, nascido em Vila franca de Xira, pela cinco horas da manhã do dia onze de Dezrembro de 1887.
Era filho de DOMINGOS CARAVELA e de ANA LUZIA. O padrinho chamava-se MANUEL JOSÉ SOARES.
De acordo com a Certidão de óbito, Manuel José de Matos Caravela, morreu em Rio Maior, a 3 de Maio de 1958, por esta razão, aqui fica esta pequena nota a assinalar o quinqusésimo aniversário da morte do minitro do culto evangélico na familia Assembleia de Deus em terra Lusa.
Para a família do nosso irmão e colega, Deus os anime na carreira da fé em Jesus Cristo, como o seu querido pai.
Creiam que o reino de Deus foi muito honrado com a vida e obra de vosso pai, pelo que fez, mais, pelo que ele era, sem ser perfeito, Deus não deixou de usar duma forma maravilhosa.
A.C.B.
1 comentário:
Seus Pais
Domingos Caravela e de Ana Luisa naturais de Murtosa, Concelho de Estarreja, bispado do Porto, elevada a cidade a 9 de Dezembro de 2004 cf. Net. O concelho de Estarreja, era antes, ANTUÃ, e D. Manuel I concedeu-lhe foral a 15.11.de 1519 cf. Net.
1.Periodo de Vila Franca de Xira
Manuel José. nasceu às 5 horas da manhã de 11 de Dezembro do ano 1887, em Vila Francaq de Xira, falecendo a 3 de Maio de 1958, em Rio Maior. Filho de Domingos Caravela e de Ana Luisa naturais de Murtosa, Concelho de Estarreja, bispado do Porto, elevada a cidade a 9 de Dezembro de 2004 cf. Net.
Seus pais eram pescadores em Vila Franca de Xira, razão porque seu filho nascera naquela Vila. Os padrinhos foram MAMUEL JOSÉ SOARES e sua esposa, MARIA LUISA, que eram igualmente pescadores. Como se pode ver, o nome de batísmo de Manuel José, era o nome de seu padrinho. Cf. Certidão de Nascimento.
De Manuel José, a José de Matos, e de José de Matos, a Manuel José de Matos Caravela.
Desde já, a explicação de como Manuel José, passou a ser José de Matos. Foi que no ano de 1916, tendo ele 29 anos de idade, foi evangelizado por algum Assembleiano da Assembleia de Deus, em Belém do Pará, e Manuel Jose aceita Jesus como único e suficiente salvador. Baptizado no ano de 1917, e pouco tempo depois tornou-se um evangelista, nas zonas habitacionais no meio dos Matos, e Manuel José passou a ser conhecido como José de Matos, em razão de sua ação nos matos.
Fonte: Cf. O testemunho de uma sua filha, que frequenta os cultos em Algés, na Assembleia de Deus, a irmã Palmira de Matos. Mais uma informação: Cf. A Certidão de Óbito, a família para que a Identidade de seu pai não se perdesse, fizeram questão de averbar o seguinte: No futuro, para todos os efeitos legais e jurídicos, este cidadão será chamado Manuel José de Matos Caravela.
A Razão deste nome é a seguinte: Manuel José, por ser o nome de baptísmo; de Matos, porque no Brasil era conhecido por José de Matos; Caravela, por ser o nome de seu pai.
De agora em diante, usarei o nome de José de Matos.O pioneiro Assembleiano José de Matos, não temos dados para dizer se estudou ou não, mas sabe-se que viveu em Vila Franca de Xira, até aos 24 anos de idade. Cf. A esposa testemunho por escrito, que teria sido em 1911, que o seu futuro marido, emigrara para o Pará, precisamente para Belém do Pará. Tendo trabalhado com os pais na faina da pesca, depois empregou-se como arrais de Fragata, que faziam carreiras de Valada ou Vila Nova da Rainha para Lisboa.
Enviar um comentário