03 julho 2015

Fenómeno religioso

Aqui estou mais uma vez, desta ocasião, para deixar alguns pensamentos, de temas que estou investigando no universo do fenómeno religioso.

Dizem os especialistas: mana terá sido um dos mais antigos atributos a Deus, mas o seu conteúdo era a de um SER poderosa e IMPESSOAL.

O Apóstolo são Paulo, em Atenas viu muitos deuses e deusas, mas notou um espaço com este dizer: AO DEUS DESCONHECIDO. 

Muitas centenas de anos antes, Moisés recebeu um novo atributo de Deus, a saber: Eu Sou o Que Sou. 

Temos então dois atributos , mana e Jeová, quer dizer, um Deus impessoal e um Deus com personalidade. Ora,  são Paulo, disse aos gregos que o Deus que eles desconheciam, era o Deus com personalidade.

Mas são Paulo acreditou não só num Deus personalizado, como acreditou que Jesus Cristo, tinha vindo da presença desse Deus, para salvar os que acreditassem em sua mensagem  e nos méritos de sua obra.

Quem me ler, saiba no que a minha pessoa acredita: Acredito que o Deus com personalidade, criara os seres humanos à Sua  Imagem e Semelhança, mas os seres humanos descrentes nesta ideia, perfilham outra, Deus não criou os seres humanos à Sua Imagem e Semelhança, mas foram os humanos que criam Deus à sua imagem e semelhança.

O que eu compreendo é que os investigadores do fenómeno religioso, nem sempre fazem diferença, entre Deus e os deuses, estes foram criados pelos seres humanos, e não Deus.

Por hoje, ficou esta síntese: Creio que Deus criou os humanos à sua Imagem e Semelhança, mas depois, os humanos não ficaram com Deus, criando seus deuses.

António Costa Barata.

Sem comentários: