01 janeiro 2008

Estudo Bíblico

Um homem Privilegiado

Quem foi esse homem e qual o seu privilegio ? Lendo o relato evangélico segundo Lucas, 2,25-29, encontram a dúpla resposta. Para quem não possua um Novo Testamento, aqui vão as respostas. O homem foi Simeão, e o privilegio foi o ele ter em seus braços um menino que sendo humano como tantos outros, havia incarnado nele a deidade , isto é, a natureza divina. Aurelio Agostinho ( 340-430), disse e bem, que o menino não deixou de ser humano, após a incarnação, nem a deidade deixou de ser divina após a incarnação. O menino era uma só pessoa mas com duas naturezas. Foi de facto um imenso privilegio Simeão ter tal menino em seus braços, mas aínda mais importante, foi ele acreditar que esse menino iria consumar a sua , a de Simeão, e de todos os que acreditassem como Simeão.

Esse menino nasceu em Belém da Judeia , depois de se cumprir o que a lei judaica exigia , o mesmo relato segundo Lucas, 2.39, nos informa, Maria , José e o menino, voltaram para Nazaré, sendo assim, Jesus Cristo, nasceu em Belém, foi criado em Nazaré, daí o vir a ser chamado Jesus , o Nazareno. Há quem admita não se tratar do mesmo Jesus, mas à luz do Evangelho, Jesus que nasceu em Belém é o mesmo que foi criado em Nazaré.

Voltando a Simeão, ha que refletir que no Antigo Testamento ( antigo mas não antiquado, como diz o pastor evangelico Jorge Humberto), exitem mais do que uma pessoa com tal nome, cf. Gen.29, 32-33 e Esdras 10,31.Simeão, filho de Jacob e Lia, volta a ser referido, quer no Antigo como no Novo Testamento . O Simeão que inspirou este estudo, tem no Novo Testamento, outra pessoa que tinha também esse nome cf. Actos 13,1 " Barnabé, Simeão..."

Veio a talhe de foice o nome de SIMÃO, e parece não existirem pessoas com este nome no Antigo Testamento, mas sim no Novo Testamento. Como vamos analisar a seguir:
- Mateus 10,4 e Lucas 6,15, temos Simão, o zelote ou zelador = Cananeu; Mateus 16,17,18 e 19, e Lucas 6,14, Simão Barjonas e Simão Pedro; Mateus 26,6, encontramos Simão, o leproso; Marcos, 6,3; Simão, meio irmão de Jesus, segundo alguns autores, era filho de Maria e não filho de Deus; Lucas 7, 36-40, temos Simão , o Fariseu; Lucas 23,26, é a vez de Simão , o Cireneu; Segundo João, 13,26, Simão Iscariotes, o pai de Judas; Actos 8, 13 e 18, agora temos Simão , o Mago e em Actos 9,43, temos Simão , o Curtidor .

Para que serve isto ? para que ao ler-se a Bíblia não se confunda esta com aquela pessoa e assim evitar incorrectas explicações dos textos bíblicos.

Ficamos hoje com esta reflexão sobre as pessoas como o nome de Simeão e de Simão, e se alguem tiver achado novas pessoas com este nomes, queira enriquecer o tema.

A.C.B.

1 comentário:

Antonio Costa Barata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.