17 agosto 2009

Literatura cristã

Foi no ano 379, há muitos séculos , que um Bispo da Bética alertou o Metrópolita da Lusitania , para um movimento laico mas com uma grande paixão pela cristianização dos Iberos, mas o processo desse movimento continua inacabado, pois uns dizem que foi um Movimento Heterodoxo e outros afirmam ter sido Ortodoxo. Entre as coisas que diziam contra esse Movimento, que passou à História com o nome de Priscilianista , era que eles liam os livros Apócrifos. Quando em Novembro de 1981, publiquei um pequeno trabalho com o título O Apócrifo Tobias, com um estudo sobre a fé as obas, a minha pessoa nada sabia acerca dos Priscilianos. O tema Fé obras importa mais hoje do que a trite história relacionada com os Priscilianos. Em Maio de 2006, o Editor Pedromartins ( livros@pedromartins.com), publicou uma segunda Edição Revista e Actualizada, sob o título Tobias, com uma nota Editorial. Os que leiam estas notas, podem encontrar este livro nas livrarias Protestantes e solicitá-lo ao Editor Dr, Pedro Martins.
A.C.Barata

1 comentário:

Jose Manuel Martins disse...

Da Nota Editorial ao seu livro «Tobias», transcrevo o seguinte: «Parece claríssimo que o propósito principal do autor não foi tanto voltar à velha questão da duvidosa autenticidade dalguns livros religiosos, disputando identica canonicidade, mas sem conseguir suscitar a unanimidade no seio dos pensadores cristãos com vista à inclusão no cânon sagrado, ou, dito doutro modo, do rol de livros divinamente inspirados. Era mais profundo e, inadvertidamente, a obra não está num lugar mais proeminente na literatura de fundo doutrinário ou teológico (...)».

Mas devia estar, digo eu. Afinal trata-se de «um clássico da literatura evangélica».

Fica muito bem no seu blogue esta nota de remissão para a sua obra querendo os leitores aceitar o desafio de conhecer melhor o seu pensamento sobre o tema da Fé e das Obras.

JMM